Imagem capa - 10 perguntas para fazer ao fotógrafo, antes de contratar por CAIO VINICIUS DE SOUZA MAYER
Curiosidades

10 perguntas para fazer ao fotógrafo, antes de contratar

Oi noivos, tudo bem?

Em conversa com inúmeros colegas de profissão e também noivos, reunimos 10 perguntas (extra fotos lindas) que todo casal deve fazer ao fotógrafo que tem interesse em contratar! Ou seja, o quê além de fotos maravilhosas o seu fotógrafo deve lhe entregar? 

Entender isso é extremamente importante porque além de produtores de obras primas, somos prestadores de serviços! 

Nossa intenção nesse apanhado geral de perguntas é lhe auxiliar a tomar a decisão mais assertiva em relação a um dos profissionais mais importantes do seu grande dia!

Vamos lá…


1 - O que te torna diferente?

A primeira pergunta é extremamente simples porém, fundamental! Casamentos são únicos! Em hipótese alguma irá existir um casamento igual ao outro… Pode existir lugares iguais, decorações parecidas, mesma comida e etc… Mas sempre será único para cada casal! 

Busque entender se o possível fotógrafo estará conectado com vocês como pessoas únicas, dessa maneira, terão registros únicos!




2 - Como é composta a sua equipe?

Geralmente os casamentos são fotografados por mais de uma pessoa! É humanamente impossível fotografar um casamento de 300 convidados sozinho e ter uma cobertura digna de ser entregue. 

Procure entender se a equipe de fotografia estará em sintonia a ponto de não saber quem fez essa ou aquela foto no resultado final! 


3 - As fotos entregues recebem tratamento?

As fotos que irão ser entregues no resultado final, passam por edição/tratamento? Tratamentos básicos ou complexos no photoshop?

Busquem verdadeiramente saber se o que irão receber no final condiz com aquilo que foi vendido. Na maioria das vezes, o material do portfólio apresentado é trabalhado em cada detalhe! Certifique-se de que o seu sonho será entregue da mesma forma.


4 - Você tem/terá mais algum evento no mesmo dia que o nosso?

Se o material precisa ser único, a conexão tem que ser única!

Essa é uma pergunta super importante para fazer ao fotógrafo, pois o índice de reclamações nesse sentido é cada dia maior! Os noivos contrataram o “Francisco” mas quem foi fotografar foi o “João” - isso não é errado! Existem várias empresas de fotografia que possuem mais de uma equipe e fazem trabalhos simultâneos onde os resultados são incríveis! A questão é deixar isso excepcionalmente claro aos noivos, eles precisam conhecer quem vai estar junto com eles do making of até a festa!


5 - Como é o seu trabalho nas fotos protocolares?

As fotos posadas com pais/padrinhos e entes queridos, também são mega importantes, pois são essas fotos que irão para os porta retratos na casa da avó, da mãe, da tia e por aí vai... Porém, existem empresas onde o fotógrafo não executa esse tipo de serviço. Se você tem interesse nesse momento no seu casamento, pergunte ao fotógrafo como funciona essa questão.


6 - Gostaríamos de fazer nosso pré casamento em outra cidade, como procedemos?

Normalmente os noivos se preocupam apenas com despesas de viagens combustível, alimentação, hospedagem e etc. Em certos casos existem taxas de x% para fotografar em outras cidades, por conta de dedicar mais dias de trabalho entre outras explicações. Se você tem interesse em fotografar em outras cidades/países, entenda como seu fotógrafo se posiciona nessa questão.




7 - Esse lindo álbum que escolhemos, tem garantia? 

Busque mais referências sobre a qualidade do material que escolheu, pergunte ao fotógrafo se ele conhece o processo de produção ou sabe como funciona a garantia do material. Se quiser ir um pouco mais além, pergunte sobre como funciona a manutenção do álbum, quais as boas práticas que devemos ter para prolongar sua durabilidade e estética.


8 - Existe algum problema se eu não quiser minhas fotos publicadas na internet/mídias sociais? 

Uma simples pergunta que pode evitar um grande desconforto! Assim como existem casais super influencers, existem casais extremamente discretos que gostam de manter suas histórias privadas! Compreendam que os fotógrafos e fornecedores do seu casamento estarão agoniados esperando o material do casamento de vocês para mostrar a todos os seus seguidores! Se vocês são mais reservados, querem manter suas memórias só pra vocês, deixem isso claro desde a primeira reunião.


9 - Qual é o prazo de entrega dos materiais?

Fique por dentro do prazo de entrega das fotos digitais após o casamento… Se há um spoiler na semana seguinte do grande dia… Como é feita essa entrega…Online? Pendrive? Dvd? Como funciona?

Saiba também sobre os prazos para os álbuns que contrataram! Essa é uma etapa que exige, na maioria das vezes, a participação dos noivos na escolha das fotos que vão para o álbum, e sim gente, demora! Questione seu fotógrafo sobre como ele pode auxiliar nesse trabalho de escolha, o que pode facilitar e agilizar essa etapa.

Se tiver mais dúvidas sobre prazos de entregas, não hesite em perguntar! Infelizmente o mercado de fotografia de casamento sofre muito pela falta de responsabilidade de alguns profissionais que não entregam.




10 - Como funciona o seu fluxo de informações?

Essa pergunta parece absurda, mas vamos entender um pouco mais dela…

Você irá preparar um casamento dentro de um período médio, é o que temos contato atualmente, de 10 meses… Existem casais que preparam com 1 ano, 2, 6 meses, 1 mês… Varia muito! Mas é em média 10 meses.

São 10 meses de MUITA informação! Vocês casais, dependem de informações para tomar decisões e fazer o casamento andar perfeitamente. Então quanto antes a informação tiver na mão, mais tranquila será a preparação.

Essa é uma pergunta que você pode fazer para todos os fornecedores, pois já é costumeiro reclamações de noivos que não conseguiram informações necessárias ou que demoraram muito para responder… Essa demora de resposta ou de não responder, faz com que o plano mude, mas nós queremos que o sonho seja realizado, então, fique atento ao tempo de resposta dos seu fornecedores! <3


Por fim…

Casais, LUTEM PELO SEU SONHO! 


Esperamos ter contribuído positivamente em suas vidas! 


Obrigado pelo tempo que dedicaram a esse material. <3